Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI mais que triplica a quantidade de cursos a nível de doutorado

UFPI mais que triplica a quantidade de cursos a nível de doutorado

Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h31

Agora são 20 doutorados. Esse número reflete o crescimento da Universidade Federal do Piauí (UFPI),  na pós-graduação nos últimos cinco anos, que de lá para cá, mais que triplicou; crescendo não apenas em quantidade como também em qualidade, como apontam os últimos números do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), tanto na graduação quanto na pós-graduação. Até 2013, a UFPI contava com apenas quatro cursos.

O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes comemora os resultados nos cursos de pós-graduação e estabelece o compromisso em apoiar as ações que visam ainda mais crescimento. “O nosso compromisso continua com todos os níveis de ensino da UFPI e, claro, com esse foco de apoiar pesquisa e pós-graduação, porque entendemos que não há um ensino superior de qualidade sem que haja uma pesquisa, uma pós-graduação também de qualidade”, destaca.

Captura de Tela (112).png

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

A estabilização no aumento dos cursos de pós-graduação da UFPI permitiu que os gestores da Universidade pudessem investir ainda mais nesse nível de ensino para garantir não apenas quantidade, mas também qualidade. “Desde que nós assumimos a Pró-Reitoria, que nós recebemos o convite do professor Arimatéia, o pedido que ele nos fez foi que passássemos a trabalhar na consolidação dos programas e consolidação de programa implica na qualidade. Então, é nesse sentido que temos trabalhado. Ele chegou à conclusão de que já tínhamos um número razoável de programas de pós-graduação e que precisávamos trabalhar agora na qualidade desses programas”, declara a Profa. Dra. Regina Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação.

Captura de Tela (82).png

Profa. Dra. Regina Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação

Docente nos cursos de graduação da UFPI desde 2009, o Prof. Dr. Bartolomeu Viana é atualmente professor nos cursos de graduação e pós-graduação, onde atua desde 2011. Ele conta que a experiência de um professor de pós-graduação é sempre desafiadora e gratificante. “O desafio é sempre gratificante pelo fato de que você traz também essa bagagem trabalhada no dia a dia na pós-graduação para a graduação. Então você fica com uma dualidade bem legal que é o fato de você trazer para a graduação sempre histórias e fatores em termos de pesquisa da pós-graduação como exemplo para os alunos de graduação. Na minha visão isso é bem gratificante e faz com o graduação também seja intensificada ou melhorada com o desafio que sempre é produzido pela pós-graduação”, explica.

Captura de Tela (87).pngProf. Dr. Bartolomeu Viana

O Professor Bartolomeu ainda sente a necessidade de trabalhar problemas mais específicos da sociedade nas pesquisas do programa de pós-graduação em que atua. “O que precisamos agora é só retribuir isso para a sociedade. Começar a trabalhar problemas mais específicos que a sociedade tem e isso não depende só da Universidade, depende também do apelo que a sociedade faz para a Universidade e aí você vai envolver indústria, empresa e também as próprias organizações sociais para que efetivamente o conhecimento produzido na Universidade sirva para alguma coisa ao seu redor, que é a sociedade”, esclarece.

Samara Rodrigues, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais, orientanda da Profa. Dra. Renata Barbosa, é um exemplo do próximo passo que os cursos de pós-graduação precisam dar. A pesquisadora busca uma solução para um problema mundial. Ela trabalha no desenvolvimento de um filme biodegradável que poderá ser usado para embalar alimentos e utiliza o amido do mesocarpo do babaçu para desenvolver as embalagens.

Captura de Tela (97).pngSamara Rodrigues, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais

O aumento nos cursos de pós-graduação da UFPI hoje é resultado de um trabalho feito no passado. Um trabalho que não vai parar. Aumentar as notas dos programas e retribuir para a sociedade os resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro da Universidade são os próximos objetivos a serem alcançados por quem atua na pós-graduação da Instituição.

Confira a matéria em vídeo:

WhatsApp Image 2019-11-21 at 11.13.05.jpeg