Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar)

Inscrições abertas para I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar)

Última atualização em Domingo, 13 de Outubro de 2019, 05h47

SIMPOSIO DE PARASITOLOGIA ARTE off (1).png

O ensino de Parasitologia é essencial para a formação de futuros professores e para futuros profissionais de saúde para que se possa reverter o quadro de parasitoses não só em nível nacional ou regional, mas também a nível local. Com o intuito de debater sobre questões como doenças emergentes, discutir novas estratégias de ensino nesta área de conhecimento e propor uma exposição de trabalhos voltados para o tema que a Universidade Federal do Piauí sediará entre os dias 23 e 25 de outubro no Departamento do Curso de Enfermagem, o I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPar).

Abrangendo uma programação com palestras e apresentações de trabalhos científicos, o evento é coordenado pela Profa. Dra. Daniela Reis de Freitas, Bióloga e professora Adjunta e líder do Grupo de Estudos em Microbiologia e Parasitologia (NUEMP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“O ensino de parasitologia é extremamente importante não só para o aluno entender o ciclo biológico dos parasitas, entender como funciona o processo de doença em função desses parasitas, mas também compreender funções básicas de educação em saúde, compreender como funcionam as dinâmicas das doenças negligenciadas, das doenças emergentes. Este evento é importante, pois além de debater sobre estes assuntos, também vai divulgar e discutir projetos de pesquisas na área de parasitologia”, explica a professora.

No simpósio, serão abordadas temáticas em diversas áreas, como aspectos parasitológicos das doenças negligenciadas, atualizações em parasitologia, métodos de diagnóstico, educação em parasitologia, Pesquisa de dados, importância do papel do profissional de saúde na prevenção de parasitoses, Contribuições da Bioinformática para o ensino e pesquisa em Parasitologia, além de mostra científica de pôsteres, mostra científica de maquetes e haverá entrega de premiações para os autores dos melhores trabalhos apresentados.

O evento é destinado para profissionais e estudantes das áreas de infectologia, epidemiologia, farmácia, biomedicina, biologia, laboratórios clínicos, vigilância epidemiológica, gestão e políticas de saúde.

Modalidades de submissões de trabalhos

Há duas (02) modalidades de apresentação no evento: a. Pôster impresso: pôster impresso e afixado; b. Maquete: representação visual de temas relacionados à Parasitologia utilizados como ferramenta educacional.

Nestas modalidades poderão ser enviados: Estudo de caso; Pesquisa experimental; Relatos de experiência; Revisões; Metodologias de ensino; Não serão aceitas descrições de projetos e intenções de trabalho.

Confira mais informações sobre o regulamento para submissão de trabalhos no edital.

Confira o folder com a programação do evento.

As inscrições são gratuitas, porém limitadas. Para se inscrever acesse o link do evento.