Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, Assembleia Legislativa do Piauí convida professor da UFPI para sessão solene

Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h50

O Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto, participou da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), na manhã da última quinta-feira (10). A sessão em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo foi requerida por meio do deputado Francisco Limma (PT), e presidida pelo deputado Themístocles Filho, presidente da ALEPI.

IMG-20191010-WA0077.jpg

Deputados estaduais, engenheiros agrônomos e convidados na Assembleia Legislativa do Piauí

O Dia do Agrônomo é comemorado em 12 de outubro por causa da primeira regulamentação da profissão, que aconteceu em 1933. Para o Prof. Dr. Sinimbu Neto, os profissionais de engenharia agrônoma vêm trazendo diversas melhorias não só na área de agricultura, no setor rural, como também no urbano. “A nossa ação foi mostrar os trabalhos da UFPI em termos de ciência, ensino e pesquisa na quantidade de agrônomos que se formam ao longo de cada ano, tanto no interior do estado, como em Teresina. Eles têm trazido e mudado a história no Piauí, desde a década de 70 quando começamos a produzir em maior escala”, esclarece.

IMG-20191010-WA0056.jpg

Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto na ALEPI

Atualmente, existem no Brasil aproximadamente mais de 300 instituições que ofertam profissionais capacitados para o mercado de trabalho, entre elas a Universidade Federal do Piauí atuando na pesquisa e no ensino, inserindo-os em indústrias de insumos, de alimentos, na gestão de empresas agropecuária, em entidades de classe, em diversos órgãos do poder público no âmbito federal, como por exemplo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e, no âmbito estadual, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI).

IMG-20191010-WA0055.jpg

Sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí

Atuando há 30 anos como docente da UFPI, o Prof. Dr. Sinimbú Neto agradece o convite e parabeniza todos os agrônomos. “Foi um orgulho muito grande, primeiro como engenheiro agrônomo, já havia trabalhado na Emater por 11 anos, e hoje, como professor buscando cada vez mais formar novos alunos com qualidade”, finaliza.