Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza aula inaugural do Curso de Especialização "A Nova Formação em Saúde Pública"

Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 17h44

120190918161505

Aula inaugural do curso de especialização em "A Nova Formação em Saúde Pública"

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe mais um curso de especialização, agora totalizando 33. A aula inaugural do novo curso, "A Nova Formação em Saúde Pública", aconteceu na última segunda-feira (16), no auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). A especialização tem como diferencial formar sanitaristas para a prática interprofissional no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para alteração dos padrões de práticas uniprofissionais.

O curso representa o resultado de um trabalho coletivo. A Profa. Dra. Lúcia Vilarinho, que é Coordenadora do curso e está à frente do Núcleo de Estudo de Saúde Pública (NESP) da UFPI, ressalta que o objetivo “é qualificar os trabalhos para essa atenção interprofissional, com foco no trabalho em equipe, que valorize as práticas colaborativas, a clareza de papéis e que possa cada vez mais prestar um serviço de qualidade”, pontua Lúcia.

220190918161837

Profa. Dra. Lúcia Vilarinho, do Núcleo de Estudo de Saúde Pública (NESP) da UFPI

Na ocasião, a Profa. Dra. Rosa Maria de Souza, Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA-FIOCRUZ), proferiu palestra com a temática “Educação Interprofissional em Saúde: uma estratégia potente para o fortalecimento do SUS”. Além de saudar os alunos e professores, ela pontuou que a concretização do trabalho demandou importante desempenho de bastidores.

“Não foi um processo simples. O estado do Piauí, a equipe de professores, pegou realmente o projeto pelos braços e foi de porta em porta, discutindo com cada um para que as coisas pudessem acontecer e para que esse momento se realizasse em tempo hábil. Que esse curso seja, também, um estímulo para que possam ampliar os horizontes e vislumbrar uma criação da carreira de vocês; que além de trazer conhecimento técnico, científico, possibilite uma nova forma de atuar, pensar e refletir”, frisa a palestrante.

320190918162058

Profa. Dra. Rosa Maria de Souza, Coordenadora da Secretária Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA-FIOCRUZ)

Vera Carvalho, enfermeira que atua na Estratégia de Saúde da Família, foi aprovada para a especialização e reforça que a expectativa é agregar cada vez mais conhecimento à profissão. “A aula de abertura é um momento em que vai ser exposto o que acontecerá durante o curso. A expectativa é a melhor possível, porque vamos aprender coisas novas e, consequentemente, iremos implantar nos nossos locais de trabalho. Esperamos adquirir novas informações, pegando toda essa teoria e aplicando na prática”, externa a enfermeira.

Representando a gestão superior da UFPI, a Profa. Dra. Lívia Nery reconhece que a função de cada componente do projeto foi essencial para a construção da proposta. “É uma colaboração com o pensamento da saúde pública, e a UFPI se sente fortalecida e agradecida por esta nova empreitada. Nosso apelo é que todos concluam esse curso, que será uma construção significativa de conhecimento. O que posso dizer, em nome da gestão superior, é muito obrigada aos gestores da proposta e a todos os professores”, externa Lívia.

O curso é uma parceria com a Rede Escola de Saúde Pública, que é um movimento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e FIOCRUZ, que através de um aporte de recursos do Ministério da Saúde custeia o curso em algumas instituições de ensino superior federais, da qual a UFPI faz parte. O Núcleo de Estudo em Saúde Pública (NESP), órgão executor da proposta de formação de quarenta novos sanitaristas, representa a UFPI na Rede Escola.

Mais fotos:

420190918162410