Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ex-aluno da Colégio Técnico de Floriano ganha prêmio internacional

Ex-aluno da Colégio Técnico de Floriano ganha prêmio internacional

image720180622160053

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) forma profissionais que no decorrer de suas carreiras alcançam prestígio profissional e acadêmico. Em alguns casos, a trajetória desses profissionais é recompensada com prêmios e uma ampla divulgação do seu trabalho. O ex-aluno do Colégio Técnico de Floriano (CTF), José Joaquim de Moura Ramos, é um desses exemplos.

image520180622160316Doutor em Engenharia da Computação, José Joaquim de Moura Ramos após receber o prêmio

José Joaquim foi aluno da primeira turma do Curso Técnico em Informática no Colégio Técnico de Floriano, ele acaba de receber um importante prêmio internacional no âmbito da Engenharia de Informática na Espanha; o Prêmio Projeto de Final de Carreira e Master em Engenharia Informática. Graças à sua pesquisa "Reconstrucción 3D del árbol arterio-venoso de la retina a partir de imágenes OCT", desenvolvida de 2014 a 2016, no Mestrado em Engenharia Informática da Universidade da Coruña, a premiação teve outorga do Colexio Profesional de Enxeñaría en Informática de Galicia (CPEIG).

O pesquisador se destacou na área de percepção, cognição e interação do Grupo de Visão Artificial e Reconhecimento de Padrões (VARPA), que está integrado ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Transferência de Tecnologias da Informação e as Comunicações (CITIC) da Universidade da Coruña. O prêmio foi entregue na “X Noche de la Ingeniería en Informática de Galicia” no dia 15 de junho, em Santiago de Compostela (Espanha), evento em que participaram mais de 400 convidados, entre representantes do Setor Empresarial, da Administração Pública e da Área Acadêmica.

José Joaquim explica sua pesquisa e o motivo do êxito na premiação. “O projeto premiado foi um sistema computacional capaz de identificar e caracterizar automaticamente a complexa estrutura vascular retiniana e gerar uma representação tridimensional da mesma utilizando a informação obtida a partir de imagens de Tomografia por Coerência Óptica. Este sistema foi considerado de grande relevância para apoiar aos clínicos no diagnóstico precoce de um amplo conjunto de patologias”, finalizou.

Veja algumas imagens da cerimônia:

image220180622160640

image320180622160859