Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nota de Pesar: José Marques de Melo

Nota de Pesar: José Marques de Melo

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/UFPI, o Curso de Comunicação Social desta IES, professores, estudantes, jornalistas e demais membros da comunidade universitária comunicam e lamentam a morte, na tarde desta quarta-feira, 20/06/2018, do Professor Doutor José Marques de Melo, em São Paulo (SP). Marques de Melo atualmente exercia o cargo de Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, sediada na Universidade Metodista de São Paulo e era Presidente Curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, entidade que idealizou e fundou em 1977.

Marques de Melo desenvolveu trabalhos com temas voltados para a ciência da comunicação, como o jornalismo brasileiro, gêneros jornalísticos, folkcomunicação e o pensamento comunicacional latino-americano. Foi um dos maiores nomes da pesquisa na área da Comunicação na América Latina, com muito respeito internacional.

Foi diretor do Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações Culturais, que depois se transformou na ECA/USP. Pesquisador 1A do CNPq, publicou 25 livros, organizou 73 coletâneas e mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior.

Perseguido durante a Ditadura, respondeu a inquérito policial militar e somente em 2015 foi anistiado, recebendo pedido formal de desculpas do Estado Brasileiro.

A comunidade universitária respeitosamente presta condolências aos familiares, amigos e aos ex-orientandos do pesquisador no Piauí, Brasil e exterior.

Imagem: Léo Ramos/FAPESP