Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do curso de Medicina do Campus de Picos realizam visita ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

C:UsersRenato MendesDesktopIMG_5688.jpg

Professores Dr. Antonio Ferreira Mendes de Sousa e Dra. Thially Braga Gonçalves e alunos da segunda turma do curso de Medicina

Com o objetivo de conhecer a instituição responsável, entre outras ações, pelo combate aos agentes transmissores dos agravos estudados na disciplina. Estudantes do segundo período do curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes Barros (CSHNB) em Picos, realizaram visita ao Centro de Zoonoses. A Disciplina Bases dos Processos de Agressão, Defesa e Proteção, do 2º  período do curso de Medicina da UFPI/Picos, ministrada pelos professores  Dr. Antonio Ferreira Mendes de Sousa e Dra. Thially Braga Gonçalves.

Segundo o docente Dr. Antonio Ferreira Mendes de Sousa, “os alunos estudam as doenças infecciosas e parasitárias, incluindo importantes zoonoses comuns no município de Picos e no estado do Piauí, como  leishmaniose, doença de Chagas, dengue e esquistossomose” afirma.

C:UsersRenato MendesDesktopIMG_5677.jpg

Ao final do semestre, os alunos realizam visita ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com o objetivo de conhecer a instituição responsável, entre outras ações, pelo combate aos agentes transmissores dos agravos estudados na disciplina. Desta forma, é possível a fixação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e estimulação da discussão acerca dos fatores que favorecem a manutenção dessas doenças no município e da eficiência das medidas de controle adotadas, favorecendo o amadurecimento do senso crítico-reflexivo dos alunos. Por serem doenças transmissíveis comuns na comunidade, é de extrema relevância para a saúde pública que os profissionais médicos tenham conhecimento e saibam repassar aos pacientes as informações corretas sobre a prevenção contra essas enfermidades, pontua o professor.

C:UsersRenato MendesDesktopZOONOSES ANTÔNIO.jpg

Os alunos visitaram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Picos, sob a direção do médico veterinário Agenor Martins, localizado no bairro Parque de Exposição.

Durante a visita, o diretor do CCZ apresentou as atividades realizadas no Centro, especificando as medidas adotadas para o combate a cada doença (leishmaniose, dengue, Doença de Chagas e esquistossomose) e, em seguida, apresenta o espaço físico do Centro, como o Laboratório de Entomologia, Laboratório de Coproparasitologia e os canis. Através da visita, os alunos podem compreender melhor a dinâmica de transmissão das doenças zoonóticas, bem como as suas medidas de controle. Os alunos, bastante interessados em conhecer na prática o que aprenderam na teoria, consideram a visita um ponto forte no encerramento da disciplina e participam ativamente da atividade, fazendo comentários e esclarecendo dúvidas durante toda a visita.