Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Integração de ações da prática docente da área de Geografia

Integração de ações da prática docente da área de Geografia

Os Professores do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Prof. Dr. Marcos Antônio de Castro Marques Teixeira, Prof. Dr. Jossivaldo de Carvalho Pacheco, Profa. Dra. Julinete Vieira Castelo Branco, Prof. Dr. Sidclay Ferreira Maia, Prof. Dr. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho e a Pedagoga do CTT, Maria Rita Barbosa de Sousa receberam na manhã de hoje (18), as professoras do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI, Profa. Dra. Mugiany Oliveira Brito Portela, Profa. Ms. Marcela Vitoria de Vasconcelos e estudantes em início de formação do referido curso da UFPI.

IMG 20181017 WA006420181018154445

O objetivo das Professoras Dra. Mugiany Oliveira Brito Portela e Ms. Marcela Vitoria de Vasconcelos durante a realização da visita é a partir deste diagnóstico inicial feitos pelos estudantes do Curso de Licenciatura da UFPI desenvolver ações com a comunidade escolar do CTT, que venham contribuir com a familiarização dos licenciando da área de Geografia com o ambiente educativo da Educação Profissional.

IMG 20181017 WA007620181018154221

Visita visa integração de ações da prática docente da área de Geografia

Durante a recepção dos visitantes a equipe pedagógica do CTT/UFPI compartilhou suas experiências no desenvolvimento do currículo concomitante e subsequente no Colégio Técnico vinculado a UFPI, entre elas: Ações desenvolvidas nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão, ensino presencial e a distância, interações realizadas no trabalho educativo durante a formação de adolescentes, jovens e adultos entre docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) com formações profissionais iniciais e continuadas diversificadas, como também as alternativas de interação família e escola desenvolvidas no colégio.

Na oportunidade, o Prof. Dr. Marcos Antônio de Castro Marques Teixeira levou os visitantes para conhecer a infraestrutura física do CTT/UFPI, apresentando alternativas para o desenvolvimento da prática docente no desenvolvimento teórico-prático para formação dos futuros Técnicos em Agropecuária e o percurso trilhado na formação humana dos estudantes a partir da área de Geografia em interação com as demais disciplinas curriculares da Educação Profissional e Ensino Médio.

A membro do Serviço Pedagógico do CTT, Maria Rita Barbosa de Sousa, citou a Profa. Maria de Fátima Teixeira Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que afirma que “esta aproximação entre a escola pública e a universidade enriquece a ambas, na medida em que promove a troca de saberes e ações entre uma entidade que reelabora e difunde o conhecimento socialmente produzido e outra que habilita profissionais para o exercício competente desta função”, justificando assim os benefícios alcançados por todos os envolvidos na ação.