Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Jogos Universitários da UFPI buscam integrar a comunidade acadêmica; etapa final encerra hoje (18)

sem título 220181018121220

Abertura da etapa final dos Jogos Universitários da UFPI

A etapa final dos Jogos Universitários da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi aberta na última segunda-feira (15), com ampla programação, e as atividades encerram hoje, quinta-feira (18). Em sua 4ª edição, os jogos de 2018 têm 9 modalidades esportivas, tendo como diferencial a implementação, em relação às edições anteriores, da corrida de rua, de 5km, acessível à comunidade externa. Esse ano foram 1992 inscritos, o que simboliza um grande crescimento e reforça o interesse do corpo discente pelo esporte.

A corrida correspondeu à competição de Atletismo, e também teve a Associação dos Docentes da Universiade Federal do Piauí (ADUFPI) como parceira, em comemoração ao dia do professor. Com todos em quadra, no Setor de Esportes, o grupo Afoxá se apresentou antes que os convidados à mesa falassem aos presentes. Após os pronunciamentos e agradecimentos, o café da manhã oferecido foi acompanhado pela apresentação musical dos alunos Esther Lima e Chico Nascimento, do curso de Música da UFPI.

sem título 520181018122433

Esther Lima e Chico Nascimento, alunos de Música da UFPI em apresentação musical

na Quadra do Setor de Esportes

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, enfatiza sobre o resgaste dos jogos e a força social que eles têm. “Esse evento foi resgatado no início da nossa gestão (2012), pela necessidade de reunir nossos alunos em torno do esporte, cultura e da arte. E essa missão foi e está sendo muito bem cumprida pela PRAEC, que tem agora como parceira, a PREXC. Nós temos uma UFPI com quatro campus fora de sede e, nesse momento, ela é uma única UFPI, em nome do esporte”, diz a Vice-Reitora.

sem título 420181018123557

Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

O Prof. Emídio Matos, do curso de Educação Física da UFPI e um dos organizadores dos Jogos, explica o que foi pensado sobre a organização e quais as modalidades de competição. “Em maio, quando começou a organização, nós ouvimos todo mundo, porque a ideia é incluir alunos em todas as comissões. Esse ano tivemos 9 modalidades: Futebol, Futsal, Voleibol, Handebol, Voleibol de Areia, Atletismo (corrida), Badminton, Tênis de Mesa e Basquete. Então, nós ampliamos, para que mais pessoas pudessem participar”, ressalta Emídio.

sem título20181018124049

Prof. Emídio Matos, do curso de Educação Física da UFPI

A estudante Mariana Silva, do curso de Agronomia, do campus de Bom Jesus, fala que sempre teve um apreço pelo esporte e pontua a importância da prática. “Eu comecei a praticar esportes no ensino médio. Agora, a expectativa é de vencer e ter experiências, e é uma sensação muito boa estar aqui, representando minha cidade. E o esporte é muito importante para a saúde, então temos que praticar”, destaca a aluna.

sem título 920181018124451

Mariana Silva, estudande de Agronomina, Bom Jesus

A Profa. Dra. Cleânia Sales, Pró-Reitora da PREXC, relata que participar do evento é uma experiência enriquecedora. “Compreendemos que os jogos são um evento de extensão, que busca integralizar e que ajuda na formação do aluno voltada à cidadania. Como evento de extensão, vai haver certificação para os organizadores, atletas e para todos que se envolveram e participaram ativamente do evento”, pontua.

sem título 620181018125548

Profa. Dra. Cleânia Sales, Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC)

A organização do evento atualmente é da Pró-Reiroria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), além do Departamento de Educação Física e representantes dos câmpus de Bom Jesus, Floriano, Picos e Parnaíba. A PRAEC considera o esporte um fator de socialização. A preocupação é promover os jogos esportivos não só do ponto de vista da saúde, mas de promoção desse ambiente de socialização, de troca de experiências.

Mais fotos:

sem título 820181018130311