Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do Dia C da Ciência
Início do conteúdo da página

UFPI participa do Dia C da Ciência

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Acontece hoje (17), a edição 2018 do Dia C da Ciência. A feira está presente em todo o país. Em Teresina, acontece na Praça Rio Branco, centro de capital, durante todo o dia.

O Dia C da Ciência é uma oportunidade de levar as pesquisas e projetos realizados nas Instituições de Ensino para a praça pública, visível para toda a comunidade, e assim despertar o interesse e a curiosidade pela produção científica.

Estão presentes stands da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte (Embrapa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), que realizarão uma programação com foco em reunir diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia, Inovação e redução das desigualdades.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, aponta a importância de eventos como o Dia C da Ciência para popularização da produção científica. “A Universidade e instituições de pesquisa e ensino devem divulgar seu trabalho e mostrar para a comunidade o que a Universidade faz, trazendo a comunidade para o nosso lado para defender investimentos em ciência e tecnologia”, explica.

DIA C 0120181017125203Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas e Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, durante o Dia C da Ciência

O Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, aponta a importância de estudantes se interessarem por pesquisa mesmo antes de ingressarem em instituições de ensino superior. “A praça está cheia de jovens, alunos do ensino fundamental, ensino médio, que nos fazem perguntas das mais variadas. Essa curiosidade, esse gosto pela investigação é que nós devemos alimentar desde a pré-escola”, aponta.

A edição 2018 do dia C da Ciência em Teresina continuou a todo vapor na tarde desta quarta-feira. O intuito principal do evento foi aproximar as produções cientificas à sociedade. A feira que aconteceu na Praça Rio Branco, centro da cidade, trouxe várias iniciativas inovadoras na área.

Uma delas é do Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes do IFPI (LABIRAS). Wellison, um dos estudantes responsáveis pelo stand, apresentou as novidades. “A gente tem projetos que envolvem medicina com eletrônica e arquitetura com realidade virtual”.

Outro destaque foi um dos stands da Embrapa que tratou de esclarecer sobre a relação da produção e das propriedades medicinais do mel, como explicou a estudante Beatriz: “Esses méis, por exemplo, são produzidos pela mesma abelha, mas podem possuir propriedades diferentes de acordo com a planta na qual foi colhido o néctar”.

As cidades de Parnaíba, Cocal, Piripiri, Oeiras, Bom Jesus, Picos, Floriano e Corrente também recebem o Dia C da Ciência.

Confira a Matéria:

Captura de Tela 2018-10-20 às 14.56.00.png

Confira fotos do evento:

DIA C 0220181017125715

DIA C 0320181017125733

 

DIA C 0420181017125813

DIA C 0620181017125903

DIA C NOVA20181017143205

Fim do conteúdo da página