Página inicial > Últimas Notícias - PPGED > VIII Encontro de Pesquisa em Educação

VIII Encontro de Pesquisa em Educação

Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h24

Na última semana, nos dias 27/11 a 29/11, aconteceu o VIII Encontro de Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação ocorreu no Cine Teatro da UFPI e incluiu apresentação cultural com a orquestra sinfônica de discentes da Escola Santo Afonso Rodrigues, além de conferência de abertura com o Prof. Dr. Joaquim Luiz Alcoforado, da Universidade de Coimbra/Portugal, que falou sobre formação de professores e a produção de conhecimento.

WhatsApp Image 2019 11 27 at 18.23.3720191203151536

A Profa. Dra. Glória Moura, Coordenadora do PPGed, reforçou que a oportunidade se configura como uma importante forma de compartilhar experiências pela troca e discussão acerca das ações de formação. “É o momento para conhecermos as estratégias de gestão e de políticas docentes, pedagógicas e educativas. Teremos exposição dos três municípios que participaram do curso de formação continuidade e na ocasião em que vão falar sobre como realizaram o trabalho na escola”.

WhatsApp Image 2019 11 27 at 18.23.3520191203151751

Ela acrescentou, ainda, que a discussão para a concretização do Encontro iniciou em maio de 2019. “No mês de agosto ainda estávamos tateando a parte burocrática. Logo depois dessa parte, quando chegou em novembro, em menos de um mês, tivemos 400 inscritos, 6 mesas temáticas, 2 conferências, por exemplo. O PPGed foi criado em 1991 e é um Programa consolidado, que durante 27 anos de existência, titulou 517 mestres e 78 doutores, sendo que o doutorado foi implantado em 2010”, ressaltou a Coordenadora.

PPGED 1120191203151925

Presente no evento, a Vice-Reitora e Reitora Interina da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destacou a alegria e importância de realizar espaços que celebram o crescimento dos programas de pós-graduação da Universidade. “Mais do que seu crescimento, é a consolidação da pós-graduação na UFPI, por isso agradecemos todo o esforço”, disse. Ela salientou também que a dimensão que o evento está tomando, já comporta se pensar em um Congresso. “E isso se torna válido quando vemos quantos pesquisadores vieram de fora. É uma grande discussão acerca da formação do professor e da produção de conhecimento gerado a partir das nossas experiências, observações e teses”, pontuou.

Formação de professores e a produção de conhecimento

Convidado para realizar a conferência de abertura do evento, o Prof. Dr. Joaquim Luiz Alcoforado frisou que o momento se tratava de uma conversa que pode servir como ponto de partida ao convocar todas as pessoas e grupos que têm interesse em construir políticas educacionais. Durante sua fala, ele ainda fez um resgate da história da escola e os desafios enfrentados. “Só temos uma escola pública porque acredita-se que todos os seres são educáveis. Nesse processo, temos de um lado o professor, que tem como responsabilidade ensinar e, do outro lado, os alunos, que têm como função se esforçar para aprender. Esse era o modelo presente, mas essa escola foi desafiada às mudanças”, informou o professor.

PPGED 1520191203152220