Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PPGED > VIII Encontro de Pesquisa em Educação
Início do conteúdo da página

VIII Encontro de Pesquisa em Educação

Imprimir
Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h24

Na última semana, nos dias 27/11 a 29/11, aconteceu o VIII Encontro de Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação ocorreu no Cine Teatro da UFPI e incluiu apresentação cultural com a orquestra sinfônica de discentes da Escola Santo Afonso Rodrigues, além de conferência de abertura com o Prof. Dr. Joaquim Luiz Alcoforado, da Universidade de Coimbra/Portugal, que falou sobre formação de professores e a produção de conhecimento.

                                                           WhatsApp Image 2019 11 27 at 18.23.3720191203151536

A Profa. Dra. Glória Moura, Coordenadora do PPGed, reforçou que a oportunidade se configura como uma importante forma de compartilhar experiências pela troca e discussão acerca das ações de formação. “É o momento para conhecermos as estratégias de gestão e de políticas docentes, pedagógicas e educativas. Teremos exposição dos três municípios que participaram do curso de formação continuidade e na ocasião em que vão falar sobre como realizaram o trabalho na escola”.

                                                           WhatsApp Image 2019 11 27 at 18.23.3520191203151751

Ela acrescentou, ainda, que a discussão para a concretização do Encontro iniciou em maio de 2019. “No mês de agosto ainda estávamos tateando a parte burocrática. Logo depois dessa parte, quando chegou em novembro, em menos de um mês, tivemos 400 inscritos, 6 mesas temáticas, 2 conferências, por exemplo. O PPGed foi criado em 1991 e é um Programa consolidado, que durante 27 anos de existência, titulou 517 mestres e 78 doutores, sendo que o doutorado foi implantado em 2010”, ressaltou a Coordenadora.

                                                                PPGED 1120191203151925

Presente no evento, a Vice-Reitora e Reitora Interina da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destacou a alegria e importância de realizar espaços que celebram o crescimento dos programas de pós-graduação da Universidade. “Mais do que seu crescimento, é a consolidação da pós-graduação na UFPI, por isso agradecemos todo o esforço”, disse. Ela salientou também que a dimensão que o evento está tomando, já comporta se pensar em um Congresso. “E isso se torna válido quando vemos quantos pesquisadores vieram de fora. É uma grande discussão acerca da formação do professor e da produção de conhecimento gerado a partir das nossas experiências, observações e teses”, pontuou.

Formação de professores e a produção de conhecimento 

Convidado para realizar a conferência de abertura do evento, o Prof. Dr. Joaquim Luiz Alcoforado frisou que o momento se tratava de uma conversa que pode servir como ponto de partida ao convocar todas as pessoas e grupos que têm interesse em construir políticas educacionais. Durante sua fala, ele ainda fez um resgate da história da escola e os desafios enfrentados. “Só temos uma escola pública porque acredita-se que todos os seres são educáveis. Nesse processo, temos de um lado o professor, que tem como responsabilidade ensinar e, do outro lado, os alunos, que têm como função se esforçar para aprender. Esse era o modelo presente, mas essa escola foi desafiada às mudanças”, informou o professor.

                                                                    PPGED 1520191203152220

Fim do conteúdo da página