Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bom Jesus
Início do conteúdo da página

Bom Jesus

Imprimir
Última atualização em Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 15h33

    data8N1He0byFqTXQlx9RsTnyrqxWgtjc8PAA22rOFHaCdwbUuKjw Xc4WEj bjIORHwli5nrBgFEKP2 hgSyXo8FVgOo90LGYKeevUDqkuezNXbdGj W1sSl1fQ6Quj8ra59GO AQP51Tt4b3J738mLkRI1JI45UmAE1oELJ5MnBHi 1pLEHAfdHXacrdbUgiDoThTo20180918083509 Fonte: https://www.google.com.br/maps/place/Bom+Jesus+-+PI,+64900-000/@-9.2630741

 

Bom Jesus é um município  brasileiro, localizado no sul do estado do Piauí. Situado na região do Vale do Rio Gurgueia, é uma cidade rica em águas subterrâneas, fica localizada a 635 km da capital do estado, Teresina.

bom jesus 220200123152650Município de Bom Jesus do Piauí, no Sul do Piauí — Foto: Divulgação/Prefeitura de Bom Jesus

 

     Possui um território de 5.469 km², situada a uma altitude média de 277 metros acima do nível do mar, o município possui um relevo bastante irregular, em grande parte formada por chapadas de altitude e pequenos planaltos, nos quais se situam as principais áreas de cultivo do milho e da soja.

     Na região, o principal recurso hídrico provém do Rio Gurgueia, importante afluente do Rio Parnaíba e principal rio da mesorregião do sudoeste piauiense.

    Tem clima Tropical com características sazonais marcantes, com inverno seco e chuvas de verão, o período seco pode se estender por até seis meses. Está localizado em uma zona de transição entre o bioma Cerrado e Caatinga, o município apresenta temperaturas estáveis ao longo do ano, porém é recordista na lista de temperaturas mais elevadas em todo o Brasil, apresentando na época seca, baixa umidade relativa do ar.

     A cidade de Bom Jesus está em crescimento econômico em função da expansão na área agrícola da região, porém sua população é muito flutuante, dependendo da safra agrícola.

     Na década de 1990, produtores de grãos de soja do Rio Grande do Sul, Paraná, Uruguai e Paraguai começaram a desbravar o Cerrado piauiense, inclusive na cidade de Bom Jesus. Hoje, aproximadamente 430 mil hectares são cultivados com soja, arroz e algodão nessa região, além de área de produção de gado.

     Atualmente possui uma população estimada de 24.711 habitantes segundo dados do IBGE. Conta com uma rodoviária e um hospital público, além de um dos maiores centros comerciais do Sul do estado. A cidade possui uma rede hoteleira de qualidade e acostumada a receber visitantes de todas as localidades do Brasil. Podemos dizer que Bom Jesus é a maior cidade universitária do Sul do Piauí e redondezas, possui duas universidades públicas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além de várias faculdades privadas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página